Políticos da base aliada e da oposição comentaram nesta quinta-feira
(3) a queda de 3,8% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2015, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para oposicionistas, a culpa pelo mau resultado da economia é das
medidas adotadas pelo governo. Já a base a atribuiu o resultado à
instabilidade política e ao cenário internacional.
Veja o que disseram os políticos:
Pauderney Avelino (DEM-AM), líder do DEM na Câmara:
“Uma queda do PIB em 3,8% ou 4% já era esperada. O Brasil está indo na
contramão do mercado internacional. Não adianta dizer que é culpa da
crise internacional. Precisamos resolver o nosso problema interno. O
governo precisa fazer um ajuste fiscal para valer.”
Kátia Abreu, ministra da Agricutura:
"A gente quer sempre mais e quanto mais PIB, mais riqueza, mais
emprego. Vamos continuar trabalhando para superar as dificuldades,
enfrentar a crise, não é a primeira, não será a ultima, e nós temos que
usar todos os nossos instrumentos, principalmente o instrumento
otimismo, confiança no Brasil, não é num governo, numa pessoa, confiança
no Brasil."
Aécio Neves, senador e presidente do PSDB:
“Resumiria a gravidade da situação em uma palavra: confiança. Enquanto
não houver confiança não há estímulo a novos investimentos. E o governo
da presidente Dilma, infelizmente, não tem mais esse ativo para reversão
das expectativas.”
Humberto Costa (PT-PE), líder do governo no Senado:
“Algo já esperado, vivemos ano passado situação de crise politica, com
forte instabilidade, gerando desconfiança entre os consumidores,
investidores, ao mesmo tempo dificuldades econômicas internas,
associadas a uma grande crise internacional. Isso sem dúvida daria algo
como um resultado nesse sentido, mas ao mesmo tempo também foi o ano
onde uma série de medidas de busca de ajuste econômico, de desenho da
retomada do crescimento foram tomadas e que aí nós acreditamos que terão
os seus efeitos neste ano."
Paulo Teixeira (PT-SP), deputado federal
“A queda do PIB se deve ao fato de não ter um entendimento político no
Brasil. A oposição insiste na tese do impeachment e isso vai levando a
um impasse, repercute no PIB. E a crise estrangeira também que não tem
notícia boa. Eu acho que esses dois aspectos precisam ser superados pra
gente retomar o crescimento e todas as medidas necessárias têm sido
tomadas.”
Hélio José (PMB-DF), líder do PMB no Senado
“O país está passando por uma crise muito grande, muito desemprego.
Muitas obras estão paradas, o país não tem como sustentar o crescimento
nessa situação. A gente tem que apostar no investimento na
infraestrutura de verdade. As obras do PAC precisam sair do papel, as
concessões do Plano de Investimento em Logística têm que acontecer. Eu
espero que a gente consiga superar essa crise política que insiste em
permanecer. A crise política atrapalha muito a economia.”
Do G1, em Brasília
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Janja vem a Natal defender o fim da violência contra as mulheres, mas casos de feminicídio batem recorde no governo Lula
Foto: Reprodução A primeira-dama Janja da Silva desembarca em Natal nesta quinta-feira (25) para participar do evento “Mulheres do Time de...
-
A senadora Simone Tebet (MDB) deve anunciar seu apoio à candidatura de Lula (PT), na tarde de Hoje. Ontem, a senadora teria conversado, po...
-
De longe, avisto uma mulher sentada em um banco sozinha. Vestida de forma elegante, mas bem simples, ela espera pacientemente pelo horário ...
-
Minuto da Câmara de Natal no ar trazendo os assuntos mais importantes debatidos na última semana, na Casa. BLOG DO BG
Nenhum comentário:
Postar um comentário